Conheça os 5 principais métodos de estudo para você se organizar e aprender tudo em tecnologia.
Que tal conhecer alguns métodos de estudo para estudar Java, Javascript, Front-End, Back-End, Machine learning, Python…? Afinal, são muitos nomes para lembrar.
Mas vamos com calma, você pode aprender todos os conceitos e estudar tudo em programação de forma eficiente, e claro, garantir um aprendizado real.
Portanto, se você está procurando dicas práticas para desenvolver um método de estudo que seja eficiente para você, está no lugar certo. Nós trouxemos aqui várias técnicas de estudos para você ter os melhores resultados no seu aprendizado em tecnologia e programação.
O que você deve fazer agora é escolher e adotar o método que se encaixa ao seu estilo e desenvolvimento cognitivo. Você também pode utilizar mais de uma técnica e mesclas para obter os resultados que espera. Use a criatividade e avance no seu aprendizado.
Com esses métodos de estudos, você pode ir além no seu aprendizado em tecnologia, e em qualquer coisa que queira aprender. Logo, seu tempo será otimizado e você terá uma melhor assimilação e organização em seu processo de aprendizagem. Confira:
Um mapa mental é um diagrama em formato de árvore, em que representa palavras, ideias, tarefas, ou outros conceitos, ligados por ramos que se estendem a partir de um conceito ou ideia central. Essas ramificações na forma de linhas são indicadas e explicadas por palavras-chave ou imagens. Basicamente, essa é a estrutura de um mapa mental.
Esse método de estudo foi desenvolvido por Tony Buzan, escritor e psicólogo britânico. De acordo com ele, o mapa mental é um método gráfico poderoso que fornece uma chave universal para liberar o potencial escondido no cérebro.
Graças a isso, o método dos mapas mentais pode ser aplicado em qualquer processo de aprendizagem. E sem dúvida, você pode utilizar esse método para seus estudos em Data Scientist e tecnologia.
Como fazer?
Primeiramente, pegue folhas de papel, e canetas coloridas para organizar melhor as ideias, e escreva no centro a ideia principal. As idéias principais sempre devem ser escritas em letras maiores do que as idéias secundárias.
Após isso, faça as ramificações partindo da ideia central. Essas ramificações podem ser palavras-chave, códigos, desenhos, etc. Mas é importante que sejam relevantes no seu entendimento. Não precisa ser algo tirado de um livro ou apostila, funciona muito melhor com suas próprias palavras e códigos. Lembre-se que não existem regras para quantidade de ramos criados, você mesmo define.
Benefícios do mapa mental:
O estudante italiano, Francesco Cirillo, após o final do primeiro ano acadêmico, ficou intrigado por não saber administrar bem seu tempo. Isso porque, ele estudava diligentemente na universidade e em casa, mas mesmo assim não obtia bom êxito nos exames e provas.
Cirilo percebeu que o principal problema não estava na quantidade de tempo de estudo, mas na qualidade. Em determinado momento, ao ir à cozinha, ele encontrou um cronômetro em forma de tomate, e utilizou para experimentá-lo em seu cronograma de aprendizado. Foi a partir disso que ele desenvolveu a regra fundamental de "Pomodoro": foco total por um período de tempo sem distrações, ?e pausas curtas para relaxar e melhorar o desempenho.
Como fazer?
A técnica é bastante simples, e consiste em dar foco total por 25 min, e uma pausa breve de 5 minutos no máximo. Portanto, você irá dar foco total sem nenhuma distração durante 25 minutos, e dar um pausa de 5 minutos, e recomeçar outro tomate. A cada 4 tomates, faça uma pausa mais longa (15-30 minutos). Utilize o cronômetro do seu smartphone ou instale um aplicativo pomodoro.
Benefícios do método pomodoro:
O método Robinson foi desenvolvido por Francis Pleasant Robinson, em meados de 1946. É chamado também de método SQ3R ou método SQRRR, referente ao acrônimo inglês das palavras da técnica de aprendizagem: Survey (pesquisar), Question (questionar), Read (leitura), Recite (recitar) e Review (revisar).
Como fazer?
Você deve seguir os seguintes passos:
Pesquisar: o primeiro passo é pesquisar e explorar bem o assunto a ser estudado. Por exemplo, se você quer estudar sobre Machine Learning, você irá separar apostilas, livros, cursos online, PDF´S, etc, tudo sobre o assunto.
Questionar: o segundo passo é questionar. Escreva todas as perguntas que vierem à sua mente sobre o assunto estudado.
Ler: O terceiro passo é ler com atenção as partes que contêm as informações relevantes. O objetivo da leitura deve ser encontrar as respostas às suas perguntas feitas anteriormente. Consequentemente, o que é realmente importante é focar sua atenção nos pontos de dúvidas.
Recitar: Nesta etapa você irá recitar o conteúdo a si mesmo em voz alta, ou escrever frases-chave que resumem o ponto mais importante do assunto.
Revisar: Esta etapa consiste em fazer uma análise completa do conteúdo. Faça questões, leia os mapas mentais que criou, reescreva resumos com suas próprias palavras.
Benefícios do método Robinson
O estudo mnemônico é um método de estudos de memorização. Nesse sentido, o estudo mnemônico consiste em criar imagens para ajudar a lembrar de uma palavra específica. Por exemplo, a palavra CoNVO.
Só lembrar que todo projeto possui um contexto , uma necessidade , uma visão e, com dedicação, um Outcome (resultado) feliz.
Logo, na Ciência de Dados e programação em geral, o mnemônico CoNVO significa:
Como fazer?
A dica é utilizar a técnica mnemônico à algum método de estudo. Lembre-se: Os mnemônicos ajudam a memorizar as palavras - chave que você destacou durante a fase de estudo, ou termos que você precisar lembrar. Para cada conceito, uma palavra-chave com mnemônico é capaz de fazer você nunca se esquecer.
Logo, ao fazer as revisões, é só utilizar o estudo mnemônico para facilitar a memorização de termos e conceitos mais complicados de lembrar. Pode ser feito em formato de mapa mental, por exemplo.
Benefícios:
O estudo intercalado é uma técnica que funciona bem para quem trabalha e estuda muitas matérias. É um método de organização bastante eficaz; afinal, estudar por muitas horas sem nunca fazer uma pausa, e a mesma matéria, é extremamente inútil . Isso porque depois de algum tempo, nosso cérebro perde a atenção durante essas sessões de estudo prolongadas.
Mas, intercalando o assunto, você estimula seu cérebro e ele não perde a atenção.
Como fazer?
Por exemplo, se você já trabalha na área de programação e tecnologia, deve estar sempre estudando para se atualizar e crescer na carreira.
Portanto, fazer cursos é algo imprescindível para todo profissional de tecnologia. Cursos como programação Phyton, Learning Machine exigem organização e foco. Intercale os assuntos, utilize a técnica pomodoro associando e esse método de intercalar os assuntos.
Benefícios do estudo intercalado:
Uau! São muitas formas de estudar, não é mesmo? E o melhor é que você pode escolher o melhor método que se adequa à você e sua rotina. Portanto, aproveite para escolher seu método e começar seus estudos em tecnologia para crescer na carreira.
Afinal, como vimos, com esses métodos é possível aprender qualquer coisa de forma eficiente. Te indicamos os cursos do DataTech School, os conteúdos são de primeira mão, todos voltados para te colocar entre os primeiros no mercado de trabalho.
Aproveite para ler este artigo sobre as Tendências em Carreiras Digitais para o Futuro!
Av. Paulista, 2002
São Paulo - SP
+55 11 94999-8811
contato@datatechclub.com