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Tendências em Carreiras Digitais para o Futuro


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Resumo

Neste texto, falaremos sobre as Tendências em Carreiras Digitais para os próximos anos, trazendo um pouco daquilo que já está sendo essencial para diferenciar um candidato em meio a um mar de concorrência.


 A demanda por talentos digitais continua aumentando. E, com o ritmo acelerado das transformações nesse setor, fica a pergunta: quais serão as carreiras digitais mais procuradas no futuro? Você já deve ter ouvido falar que grande parte dos empregos disponíveis nos próximos 5 anos ainda não existem, certo? Porém, a verdade é que, em um mundo digital, algumas carreiras vêm se consolidando e certamente não devem desaparecer tão cedo.

Neste texto, falaremos sobre as Tendências em Carreiras Digitais para os próximos anos, trazendo um pouco daquilo que já está sendo essencial para diferenciar um candidato em meio a um mar de concorrência. Vem com a gente. ;)

Tendências em carreiras digitais para o futuro

Atualmente, a demanda por habilidades de marketing digital é acompanhada por uma alta expectativa sobre os profissionais de marketing digital. Por isso, empresas vêm buscando cada vez mais especialistas com conhecimentos em automação de marketing, ciência de dados e habilidades analíticas, juntamente com a capacidade de conduzir uma estratégia de marketing integrada

Entretanto, algumas das principais tendências para o setor nos próximos anos ocorrerão nas áreas de UX Design, Produtos Digitais, Dados e Marketing, e é preciso que os profissionais estejam preparados desde já para essas mudanças. A seguir, vejamos um pouco mais sobre as tendências para o futuro de cada uma dessas carreiras digitais.


Produtos Digitais: novas perspectivas



Para os próximos anos, uma das tendências em Produtos Digitais é ter o produto respondendo diretamente sobre o business. O que isso quer dizer? Aumentar a responsabilidade do profissional sobre o desempenho do negócio, ressignificando sua atuação na área. Dessa forma, product managers (ou gerentes de produtos) precisarão ter uma visão mais ampla do negócio, não apenas voltada para a produção, mas também para a estratégica em relação à empresa e ao cliente.

Nesse sentido, esse profissional também deverá (na verdade, já deve) mudar a forma como encara a questão da competição pela atenção de consumidores, repensando maneiras de gerar engajamento com o público. Ou seja: a maior mudança na área não será em relação à técnica, mas sim à percepção de negócio e o estudo do mercado.

UX DESIGN: um olhar mais atento ao usuário

Se você acha que conhece o seu cliente, e sabe exatamente o que ele precisa em um produto, pense de novo. Abra a sua janela da percepção e dê uma boa olhada nas mudanças que vêm ocorrendo nos últimos tempos. Isso porque uma das principais tendências na área é a formação de times multidisciplinares de pesquisa nas empresas. Hoje em dia, é comum que a pesquisa em UX seja voltada para a etapa de validação. Porém, fazer pesquisas com uma visão mais abrangente é estratégico para uma compreensão ampla do negócio. Então, se antes essa pesquisa mais profunda ficava nas mãos do Product Management, cada vez mais o time de UX Research deve atuar nesse tipo de investigação, inclusive com aplicações de Inteligência Artificial, entendendo melhor as necessidades do seu público.

Outra tendência em carreiras digitais voltadas para o design é a atenção às questões legais na pesquisa com usuários, adaptando-se às novas regras da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Em vigor desde setembro de 2020, a LGPD regula as atividades de tratamento de dados pessoais e afeta diretamente as pesquisas em UX Design, uma vez que, para tal, são utilizados diversos dados sensíveis de pessoas usuárias. Assim, com a LGPD, é essencial que os profissionais se informem e tenham conhecimento sobre as boas práticas de consentimento, coleta e compartilhamento de dados.


Marketing Digital: a era da personalização



Não é segredo que um dos objetivos do Marketing Digital dito “tradicional” é criar, a partir do envio e produção muitas vezes massiva de conteúdo, uma base leal de clientes e seguidores. Porém, nos últimos tempos, não basta a criação de um mesmo conteúdo para um grande número de pessoas: é preciso buscar a personalização.

Isso porque a automação para grandes bases está gerando uma saturação de conversas padronizadas já conhecidas pelas pessoas usuárias. Pense nisso: ao rodar o feed de alguma rede social, é bem possível que você se depare com posts com uma linguagem muito similares, ou estratégias de obtenção de leads extremamente parecidas. E o público entende e percebe essa “padronização”, e acaba se tornando mais exigente. 

Por isso, um dos diferenciais nas carreiras digitais de Marketing é que o profissional saiba criar estratégias de real personalização, ajudando sua marca a se comunicar de uma forma genuína, estratégica e mais eficiente.

Nesse sentido, outra tendência em carreiras digitais, que vai na contramão do que é entregue hoje, é o Slow Content, que busca trazer um “retorno às origens” e entregar informações de forma mais consciente e com mais qualidade. O Slow Content é um movimento que defende a criação de conteúdo com atenção, dedicação e foco no valor, deixando em segundo lugar a expectativa por acessos e ranqueamento em páginas de pesquisa. Assim, o profissional que tiver em mãos as ferramentas certas para entregar algo genuinamente de valor para seu público, certamente terá criado seu espaço no oceano azul do Marketing Digital para os próximos anos.

Ciência de Dados: a procura por profissionais especializados

Por fim, nossa lista de tendências para as carreiras digitais no futuro termina em Data Science, que foi apontada em primeiro lugar na lista de profissões em alta demanda para 2021, segundo o relatório do World Economic Forum.

E faz sentido, uma vez que esses profissionais lidam com aquilo que é mais valioso ultimamente: os dados. Por isso, quem estiver disposto a crescer nesta área deve estar em constante atualização. Assim, entre as tendências do momento, está o aumento no uso de soluções que usam tecnologias de Processamento de Linguagem Natural, e também a criação de times dedicados para Machine Learning, focados na operacionalização do negócio. Essas equipes serão responsáveis por garantir a estabilidade de processos no caminho da construção de modelos de Inteligência Artificial.

Outra tendência é em relação ao aumento da diversidade de habilidades nos times de dados, deixando de lado a busca por profissionais que dominam diferentes áreas, mas investindo na especialização. Com isso, a formação de times de dados com profissionais que se complementam em habilidades trará um novo cenário para dentro das carreiras digitais, e também permitirá que os profissionais da Ciência de Dados se destaquem a partir da sua especialização.

E claro, essas são apenas algumas das tendências para as carreiras digitais nos próximos anos, mas há muito o que estudar e aprender no mercado de tecnologia e dados. Para sua preparação, a DataTech oferece uma variedade de cursos para inteligência de mercado, estratégias de marketing, Machine Learning e muito mais. Confira as nossas opções e comece hoje a se preparar para o amanhã. ;)



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