Customer Experience (CX) e Marketing Digital

Como capturar dados de Customer Experience?


5 minutos de leitura


Resumo

O termo customer experience mostra uma nova visão de como a relação de compra e venda vem sofrendo alterações com o passar do tempo, de maneira que o cliente não apenas adquire um produto, mas vive uma experiência ao adquiri-lo.


Este texto foi inspirado na aula de Customer Success dada pelo Guilherme Kolberg no curso Data Science para Estratégias de Marketing, do DataTech Club. Na data do curso, o Guilherme Kolberg era Sócio e Head de Customer Experience e Atendimento da XP Inc.

Customer experience nas empresas

Do ponto de vista de estrutura organizacional, a área de customer experience pode surgir da evolução de duas áreas:

  • Marketing research: Caracterizada por ter uma visão mais estratégica, porém menos contato direto e diário com o cliente.
  • Áreas de atendimento ao cliente: caracterizada por ter um contato maior com o cliente, porém sem uma visão completamente estratégica.

O ideal para Customer Experience é o equilíbrio positivo entre essas duas áreas. Quando a empresa decide buscar entender mais o cliente e mensurar a sua jornada, agindo e reagindo constantemente em diversos pontos do processo, a atividade de CX se torna mais relevante. 

 

 


 

Voice Of the Customer como método de mensurar a satisfação:

Uma ótima dica sobre como capturar dados de CX, dada pelo Guilherme nessa aula, é escolher um método consistente para escutar os seus clientes. Uma das melhores formas de coletar esses dados e mensurar a satisfação dos clientes é o princípio de Voice Of the Customer (VOC) que tem como ideia geral coletar feedbacks dos clientes de maneira constante.

O VOC tem como foco principal as necessidades do cliente, suas expectativas, e sugestões para melhorias do produto ou serviço. Essa coleta de feedbacks pode ser feita por meio de pesquisas, mídias sociais, dados de atendimento e dados de comportamento de múltiplas fontes (diretas e indiretas).

Com o aumento do número de pontos de contato do consumidor com as marcas e aumento de fontes de dados, é importante ter em mente que conseguir implementar um processo automatizado e com governança para a captura, armazenamento e tratamento de dados não é nada simples. Envolve bastante esforço de alinhamentos internos, integrações de sistemas e engenharia de dados. E esse é o primeiro passo necessário para depois começar um processo de análise de dados. Depois, surge o segundo desafio que é a análise e interpretação dos resultados para gerar insights contínuos e estimular boas tomadas de decisão.

Se você quiser entender mais sobre Customer experience para a sua empresa, recomendamos as aulas “Como desenvolver personas para Customer Experience?” e “Como desenhar jornadas para Customer Experience?”. Assine a DataTech Club para desenvolver ainda mais sua capacidade analítica.



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