Aprender programação pode ser mais simples do que você imagina! Veja essas dicas e comece hoje mesmo a construir sua carreira.
Quer saber como aprender programação? Que ótima escolha! Certamente, programar é uma das habilidades mais requisitadas do momento, e é ideal para quem quer ter uma carreira de sucesso. Logo, é uma oportunidade de trabalhar em empresas e projetos incríveis.
A DataTech School sempre se preocupa em trazer os melhores conteúdos e dicas para você que quer começar uma carreira na área de tecnologia. Neste artigo, daremos todas as dicas essenciais para você aprender programação do zero, até o alcance de uma carreira de sucesso na área. Vem com a gente!
Você decidiu aprender programação, mas, realmente sabe o que esse termo significa? Vamos tentar explicar para você...
Basicamente, programação é o conjunto de atividades e técnicas para criação de sites, programas e comandos que operam na internet. Logo, todos os sites, plataformas e aplicativos, por exemplo, são criados precisamente graças às tecnologias e habilidades dos programadores e desenvolvedores.
Ou seja, a programação é a base da era digital em que vivemos hoje. Sempre que você posta nas redes sociais, envia um e-mail, ou define um alarme no seu telefone, há uma linguagem de programação ativada para a execução desses comandos.
Nesse sentido, existem várias linguagens como Java, JavaScript, Python, Linguagem C, SQL, por exemplo. Logo, elas são utilizadas para promover os sites, ??verificar a exatidão das informações fornecidas pelos usuários, e processá-las de forma adequada.
Como citado, existem diversas linguagens de programação. Nesse sentido, a parte mais complexa para uma pessoa que quer começar a aprender programação do zero, é a escolha da primeira linguagem a ser estudada.
Para isso, é necessário entender um pouco de cada uma das principais linguagens de programação. Conheça as principais:
Java é a linguagem de programação que está entre as mais populares. Na verdade, conhecê-la bem multiplicará as oportunidades de trabalho justamente porque, pela sua versatilidade, é aplicável a praticamente todos os setores (aplicativos, software, big data).
Se você está pensando em uma carreira focada no desenvolvimento de aplicativos Android ou deseja se tornar um especialista em big data, Java é a primeira linguagem de programação que deve ser considerada.
O JavaScript é uma linguagem de desenvolvimento web multiplataforma rápida. Os desenvolvedores utilizam o código JavaScript para "dizer" à página como ela responderá à navegação do usuário, que é usado o tempo todo para desenvolvimento web. É conveniente criar aplicativos móveis e de desktop que funcionem por meio de um navegador.
Python é, entre todas as linguagens, a mais simples e imediata de assimilar. Mesmo um iniciante que decide aprender programação do zero, se beneficiará dos incontáveis ??recursos gratuitos disponíveis na web sobre o estudo de Python. Seu estudo é recomendado para quem deseja se tornar um cientista de dados, ou tem interesse no setor de aprendizado de máquina.
PHP é o acrônimo de Hypertext Preprocessor. Essa linguagem surgiu em 1994 e é usada para criar páginas web dinâmicas. Ela passou por inúmeras evoluções que a tornaram uma linguagem moderna e rápida. Dessa forma, é a linguagem de programação mais utilizada na web, também graças ao fato de ser a linguagem em que se decodifica o famoso Wordpress CMS. De acordo com dados da W3Tech, 78,9% dos sites existentes usam PHP como linguagem de back-end.
A linguagem SQL (Structured Query Language ou Linguagem de Consulta Estruturada) foi projetada para criar e modificar bancos de dados relacionais, bem como recuperar dados. Logo, o SQL é uma ferramenta com a qual se gerencia um banco de dados. Nesse caso, as operações principais são criar tabelas, gerenciamento de usuários, adicionar registros, alterar e excluir registros, buscar registros, controlar operações, alterar e consultar informações.
Agora, vamos entender quais as vantagens de entrar para o mundo da programação:
O mercado para programadores está bastante aquecido, e a tendência é aumentar, afinal, a tecnologia está sempre avançando. Logo, toda organização necessita de um sistema tecnológico que funcione adequadamente. Os programadores são os profissionais requisitados para construir e garantir o melhor sistema para as empresas.
Dessa forma, a demanda de programadores no mercado é bastante alta, e o crescimento é expansivo.
Você, provavelmente, irá começar com uma linguagem de programação. E, dependendo do objetivo do trabalho e aptidões, a escolha de carreira recairá em uma linguagem de programação específica. Quanto mais expert você for em uma linguagem, mais chances de conquistar cargos bem remunerados, afinal, os melhores profissionais são os mais bem pagos.
Há ainda um grande diferencial em saber muitas linguagens, como é o caso de um programador web full-stack. Esse é o profissional que poderá cuidar tanto da programação de back-end , quanto da programação de front-end. E assim, gerenciar todo o projeto, tratando também da integração dessas duas linguagens.
Um desenvolvedor full stack pode, portanto, se candidatar tanto para cargos voltados ao desenvolvimento do front end e do back-End, quanto para cargos focados em um dos dois aspectos do projeto.
Programação faz parte das profissões do futuro. Nesse sentido, podem escolher entre vários campos na indústria. Ou seja, pode realizar suas atividades em segmentos de saúde, finanças, desenvolvimento de informática, laboratórios industriais, aviação / militar, entre outros campos.
Um exemplo prático que mostra como programador é a profissão do futuro são os programadores que trabalham com inteligência artificial, ou em grupos de pesquisa, conduzindo estudos pioneiros sobre interação pessoa-computador, aprendizado de máquina e biologia computacional.
Por ser um mercado em que há falta de profissionais qualificados, é possível conseguir os primeiros projetos mesmo sabendo o básico. Sem dúvidas, é bem interessante ir por esse caminho, até mesmo para ganhar experiência. De qualquer forma, mesmo conseguindo uma posição júnior, você aprenderá a programar em projetos reais e já ganhará dinheiro com seu ofício.
É difícil decidir qual é o melhor curso de programação ou a melhor escola de programação para escolher. Para fazer uma escolha mais informada, pode ser útil levar em consideração vários parâmetros. Vamos ver alguns deles.
O tempo que levará para você aprender programação dependerá exclusivamente de sua capacidade de concentração e de sua resiliência. Dito isto, afirmamos que não só é possível, como sua carreira em programação pode se desenvolver muito mais rápido e com solidez se você se dedicar. Veja essas dicas:
Cursos superiores como Engenharia da Computação, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão em T.I., certamente, são caminhos para se tornar um programador.
Por outro lado, é um caminho mais longo e demorado. Enquanto você está na faculdade, existem muitos profissionais que fazem um curso profissionalizante e mais técnico, e conseguem se desenvolver na carreira.
Afinal, esses cursos têm vestibulares, e duração média de 4 anos, incluindo trabalhos, TCC, etc. Mas, se esse é o caminho que faz sentido para você, não descarte essa possibilidade.
Fazer faculdade nunca será um desperdício. Além disso, você poderá fazer cursos específicos durante a faculdade, e pegar projetos como estagiário, por exemplo. Isso o ajudará a ganhar experiência e mais confiança para alavancar sua carreira de programador.
Existem diversos sites, blogs e canais no YouTube que disponibilizam conteúdos muito ricos e práticos para você aprender programação. É um ótimo jeito de você começar a entender esse universo, só não vale ficar parado.
Aplicativos como Programming Hero e SoloLearn são excelentes opções para você aprender programação de um modo prático e funcional. Em seu próprio smartphone é possível aprender o básico de programação e conhecer as principais linguagens.
Os cursos online gratuitos podem te ajudar a começar a aprender o básico de programação. Assim você pode se familiarizar antes de investir em um curso pago. As desvantagens deste tipo de curso estão na falta de apoio em caso de dúvidas, e na incapacidade de se autoavaliar durante o processo de aprendizagem.
Junte-se a comunidades onde você pode fazer qualquer pergunta sobre aspectos da programação Java, compartilhar seus pensamentos e encontrar pessoas que pensam como você. Existem diversos grupos no Facebook e Linkedin que podem te ajudar bastante na hora que surgir aquela dúvida.
Além dos cursos online gratuitos, existem os pagos, que, sem dúvidas, são os que mais te trazem retorno. Nesse sentido, os cursos especializados no mercado de tecnologia são essenciais para aprender programação de verdade, e certamente, o que irá alavancar sua carreira.
A primeira vantagem é que pode ser feito online, no conforto de sua casa. Além disso, um curso de treinamento desse tipo têm aulas gravadas e exercícios práticos capazes de acelerar o seu aprendizado; e o melhor: em um tempo muito mais curto.
Os cursos pagos geralmente são melhores, pois há toda uma estrutura e investimento nos melhores mentores e professores do mercado. Além de um suporte para tirar dúvidas, e atividades que devem ser realizadas. Tudo que um curso gratuito geralmente não oferece.
E você ainda ganha um certificado, por isso, são os mais indicados para se desenvolver em uma carreira de tecnologia.
A resposta para essa pergunta é: depende da área em que você escolher se especializar.
Pensando nisso, em algumas áreas da programação, habilidades matemáticas sólidas são realmente necessárias. Por exemplo, no caso dos jogos 2D e 3D, eles costumam usar vetores, matrizes e álgebra linear.
Outro exemplo é a mineração de dados e aprendizado de máquina - que utiliza muitos conceitos de estatística. Mas, certamente, será mais fácil lidar com complexidades algorítmicas se você tiver um bom domínio de álgebra e habilidades computacionais básicas.
No entanto, muitas áreas da programação não requerem um conhecimento profundo de matemática. Muitos programadores têm carreiras sólidas sem necessariamente serem experts em matemática.
Investir em cursos especializados de programação é a melhor maneira de identificar o que o mercado espera de um programador.
A programação é como qualquer outra habilidade que necessita de prática para aprender. Por exemplo, para jogar boliche, é preciso treinar e estudar as posições dos dedos nos buracos da bola, além da posição correta do punho. E somente com algumas dicas e macetes básicos você irá conseguir derrubar alguns.
A programação é semelhante à maioria das habilidades no sentido de que é muito mais difícil passar de um nível básico para um mais avançado.
Continuando com o exemplo do boliche, se você quiser competir, terá de passar anos aprimorando sua habilidade. O mesmo é verdade para a programação: você tem que gastar tempo praticando e estudando o básico, treinar, e depois avançar.
Você terá que ler livros, comprar cursos, pegar os primeiros projetos, aprender a gíria dos programadores. E, logo depois, escolher uma especialização para estudar uma série de áreas e linguagens de programação com mais detalhes.
Certamente, será difícil encontrar soluções para problemas, lidar com um projeto por horas, etc. E tudo bem, afinal, se você gostar e estiver motivado, as dificuldades não parecerão tão difíceis e você irá lidar com elas com foco e sabendo onde quer chegar. Tudo é fase.
Portanto, a programação pode ser complicada. Como tantas coisas, é preciso esforço, e esse esforço pode ser difícil de conseguir. Mas a constância é o segredo do sucesso. Não desista - divirta-se aprendendo uma brilhante carreira, e todas as dificuldades valerão a pena.
Gostou do conteúdo? Leia também este artigo com dicas de estudo para complementar seu aprendizado!
Av. Paulista, 2002
São Paulo - SP
+55 11 94999-8811
contato@datatechclub.com