Dados

Data Literacy: Saiba tudo aqui!


3 minutos de leitura


Resumo

Saiba o que significa este termo e porque é importante aprendê-los e você almeja avançar na carreira na área de dados


Você sabe o que é Data Literacy? O termo surgiu devido à tecnologia ter avançado em níveis altíssimos nas últimas décadas. A quantidade de informações presentes nos meios digitais nem se compara com as de alguns anos atrás. Logo, as máquinas têm suportado e trabalhado com uma massa mais robusta de dados. 

 

Isso tem aquecido o mercado de dados em várias áreas, fazendo com que muitos profissionais migrem para uma delas. Dessa forma, exigindo um melhor preparo daqueles que trabalham com dados, ou mesmo que querem uma experiência nesse mercado. 

 

Nesse sentido, novos termos e conceitos surgiram, como Data Literacy - ou alfabetização de dados - que visa oferecer avanço nas habilidades de interpretação e leitura para os profissionais de dados. 

 

Continue lendo para entender melhor como um profissional de dados pode utilizar o Data Literacy ao seu favor e se destacar nesse segmento!


O que é Data Literacy?

 

O objetivo da análise de dados é que as empresas possam usar as informações coletadas (dados) para planejar, desenvolver projetos, melhorar seus serviços e interagir com seus consumidores a partir dessas informações. 

 

Nesse contexto, o Data Literacy está relacionada à capacidade de ler, interpretar, armazenar e transformar dados em informações que servem para que as organizações possam realizar suas tomadas de decisão com base nesses dados.

 

Mas não apenas isto, pois vários profissionais de siversas áreas interagem com o mercado de dados e são capazes de ler e interpretar as informações para suas organizações. 

 

Entretanto, o Data Literacy vai mais além, ele tem o propósito de capacitar esses profissionais para que possam lidar com a grande quantidade de informações contidas nesses dados, e, de modo seguro e mais profundo que outros profissionais que não tem uma capacitação para lidar com dados.

 

Qual a Importância do Data Literacy?

Com essa grande quantidade de informações sendo difundidas na área de dados, as empresas estão pesquisando meios de usar esses recursos para lucrar mais e oferecer melhores experiências aos usuários.

 

Algumas dessas pesquisas indicam que as empresas que investiram em Data Literacy nos últimos anos tiveram uma lucratividade significativa. Há um aumento comprovado no valor empresarial de cerca de 5% para as organizações que usam o Data Literacy para as tomadas de decisões. 

 

Ainda, de acordo com The Data Literacy Index, a margem de lucro e retorno das empresas que utilizam a alfabetização de dados gira em torno de US$ 320 a US$ 534 milhões sobre empresas que não se utilizam dessa metodologia. De fato, é um lucro visível e bastante considerável. 

 

Diante disso, as próprias empresas estão buscando profissionais de dados com essa habilidade, a fim de agregar valor, utilizando os dados para benefício da organização. Logo, na hora da seleção de candidatos, esse pode ser um diferencial e um fator determinante para a contratação de candidatos.

 

Outras empresas têm buscado capacitar suas equipes para ter uma maior afinidade com os dados. É perceptível que, entre os fatores que levam à maior lucratividade e maior satisfação dos consumidores, estejam a melhoria no desempenho dos funcionários. Além disso, a agilidade na tomada de decisões, e uma maior segurança na hora de fazer os investimentos, entre vários outros. 

 

De fato, o desempenho dos colaboradores é aumentado pela segurança e incentivo gerado pela capacitação. Além disso, a melhor afinidade com as informações faz com que os relatórios finais sejam mais precisos, conclusivos e mais rápidos. Logo, esse suporte aumenta a competitividade no mercado.


O que o Data Literacy pode oferecer aos profissionais de dados?

Dentre as tantas vantagens para os profissionais que desejam investir em suas carreiras no mercado de dados, estão algumas listadas logo abaixo:

 

  1. O poder de entender como funciona todo o processo de criação, coleta e desenvolvimento dos dados. O profissional com Data Literacy não é o simples profissional de dados que trabalha apenas com o que tem em mãos, sem compreensão do processo, ele conhece todas as fases para que os dados cheguem em suas mãos.

  2. A capacidade de trabalhar com uma grande quantidade de informações contidas nos dados, direcionando todo o conteúdo para encontrar aquilo que é importante para sua organização. Diferente dos profissionais que trabalham superficialmente com dados, esses que são alfabetizados para isso podem trabalhar com uma grande massa de informações ao mesmo tempo.


Por fim, decodificar todos os dados obtidos, de modo que esses dados se transformem em informações concretas que vão compor os relatórios usados pelas equipes de tomada de decisão. Com profissionais que têm alfabetização em dados, toda decisão tomada por essas organizações têm maior segurança e credibilidade que aquelas que não investem nesse ponto. 

 

Por esses motivos, todo profissional da área de dados que deseja ter um diferencial em seu currículo precisa aprender habilidades de alfabetização em dados. Aqueles que não trabalham diretamente com dados, mas em outras funções, e desejam migrar para o mercado de dados, é uma boa dica buscar cursos que ofereçam essa alfabetização, a fim de que o profissional possa usar seu potencial para ler, interpretar, criar e apresentar relatórios viáveis para as tomadas de decisão. 

 

A DataTech School é uma escola de cursos na área de dados e tecnologias e uma ótima aliada para você desenvolver a sua carreira. Conheça os cursos oferecidos e comece uma nova trajetória de sucesso hoje mesmo!



FALE CONOSCO


Endereço

Av. Paulista, 2002
São Paulo - SP

Telefone/WhatsApp

+55 11 94999-8811

Email

contato@datatechclub.com