Veja aqui detalhes dessas duas profissões muito promissoras no mercado de trabalho.
Você sabe identificar a diferença entre Analista de Dados e Cientista de Dados? Essas profissões estão entre as melhores e mais aquecidas do momento. De acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), a demanda é em média de 70 mil profissionais por ano; porém, cerca de 24 mil vagas não são preenchidas. Ou seja, faltam profissionais no mercado de dados.
No entanto, esse boom também gerou muita confusão sobre a nomenclatura dessas duas qualificações profissionais. Nesse sentido, muitas pessoas confundem o que faz um Cientista de Dados e um Analista de Dados. Pensando nisso, preparamos este artigo para você identificar as diferenças de cada profissão. Vamos descobrir juntos?
Antes de entendermos a diferença entre Analista de Dados e Cientista de Dados, é importante ter o conhecimento da importância dessas profissões.
O mundo está repleto de dados em todos os ramos. O crescimento da Internet das Coisas e da tecnologia criou um grande aumento na quantidade de informações que temos hoje.
Foi a partir disso que surgiu o conceito de big data que sugere a enorme quantidade de dados disponíveis hoje em diferentes setores. Logo, os dados e informações gerados hoje em dia a partir de várias fontes é surreal: telefonia, cartões de crédito, compras, televisão, plataforma de streaming, informática, infraestruturas inteligentes nas cidades, transporte públicos e privados, até mesmo de sensores montados em edifícios, e assim por diante.
Ou seja, os dados estão sendo gerados em um fluxo tão crescente que todas as informações acumuladas nos últimos anos ultrapassaram um recorde para a civilização humana.
Nesse sentido, surge a grande necessidade de profissionais qualificados nas organizações, a fim de coletar, gerenciar e analisar todas as informações a fim de proporcionar melhores experiências para os usuários. Além disso, é de suma importância para o desenvolvimento potencial de novas ideias em todos os setores do mercado, do maior ao menor.
E aí, o profissional de dados é ou não é importante?
Basicamente, um Analista de Dados é um especialista que coleta, processa, estuda e interpreta dados. Logo, sua função é ajudar a tomar decisões em negócios, na gestão e execução de estratégias. Eles são guiados pelos dados e analisam com critérios e metodologias a fim de tomarem as melhores decisões de negócios.
E qual a importância desse profissional nas empresas? Na prática, é muito caro criar um novo produto, e o erro de introduzir um novo recurso pode custar a reputação e o lucro da empresa. Daí a importância dos Analistas de Dados, pois eles conduzem e constroem modelos para verificar como os usuários ou clientes reagem às inovações, e avaliam as perspectivas de um projeto específico.
Em suma, algumas habilidades do Analista de Dados:
Um Cientista de Dados é um técnico de dados, ele constrói modelos baseados em dados que ajudam a tomar decisões na ciência, nos negócios e na vida cotidiana. Portanto, ele trabalha com matrizes metodológicas e tecnológicas estruturadas e não estruturadas de informações em vários campos, utilizando vários métodos e ferramentas de análise, estatística e algoritmos matemáticos.
Em suma, algumas habilidades do Cientista de Dados:
Então, vamos lá: o que distingue um cientista de dados de um analista de dados? Ambos estão envolvidos no mesmo ramo de big data, análise de dados e estatísticas, transformando os dados no formato correto para análise e interpretação. Porém, a diferença está em como cada profissional utiliza e lida com os dados.
Nesse sentido, um Analista de Dados tem a missão de encontrar uma solução com base no trabalho realizado pelo Cientista de Dados, para transmitir, gerenciar e interpretar informações a fim de apoiar empresários em seus negócios.
Já um um Cientista de Dados formula os dados de forma técnica. Ele extrai dados através de ferramentas como MySQL, gerencia tabelas dinâmicas no Excel e Analytics, com base em engenharia de software, habilidades estatísticas e métodos.
Ou seja, o Analista tem um papel de um gestor de negócios de dados, com foco nas operações de diferentes empresas que aplicam e buscam soluções para problemas existentes, enquanto o Cientista realiza a parte mais técnica, e utiliza-se de algoritmos matemáticos baseados em estatísticas, machine learning e outras metodologias.
São profissões relativamente novas no mercado, e embora este profissional seja muito procurado nas empresas, no Brasil, ainda são poucos os cursos de formação específicos para este setor. Logo, existem poucas faculdades que oferecem o curso superior em Data Scientist. Além disso, costumam ter maior tempo de duração, não sendo viável para quem quer migrar logo para a carreira.
Portanto, para atender a essa necessidade, a DataTech School conta com cursos específicos para essas profissões, e você pode estudar em qualquer lugar do mundo. Dessa forma, se você tem interesse em ingressar nesse mercado promissor, é preciso buscar conhecimento técnico e fazer cursos como estes que te fornecerão toda base técnica para você começar a atuar o quanto antes.
Essa é uma escolha super inteligente para quem quer fazer transição de carreira e migrar para área de TI, ou qualquer outra área. E não importa se você possui graduação em áreas totalmente diferentes, ou mesmo se não tem uma graduação. Os cursos da Data Tech School te colocam à frente no mercado de dados.
Além disso, os cursos também são para profissionais que desejam se atualizar, e recém-formados que desejam se especializar em Business Intelligence e gerenciamento de Big Data.
E aí? Preparado para ingressar nesse mercado promissor? Aproveite também para conferir este artigo sobre transição de carreira para a área de dados.
Av. Paulista, 2002
São Paulo - SP
+55 11 94999-8811
contato@datatechclub.com