Dicas práticas e um passo-a-passo simplificado de como criar e organizar materiais e informações para montar um bom portfólio na área de tecnologia e ciência de dados.
Atualmente, o mercado de desenvolvedores e cientistas de dados sofre com falta de profissionais. Existem muitas vagas não preenchidas simplesmente porque as empresas não encontram um profissional com as qualificações certas. Mas como se candidatar a essas vagas? Bem, o primeiro passo é saber apresentar-se formalmente para essas empresas, através de um currículo. Mas o que realmente é visto como um diferencial é a construção de um bom modelo de portfólio.
Hoje em dia existem diversas plataformas que permitem criar um portfólio perfeito, basta saber exatamente que tipo de informações as empresas esperam encontrar lá. Neste artigo, daremos algumas dicas práticas e um passo-a-passo simplificado de como criar e organizar materiais e informações para saber como montar um portfólio na sua área, que ajude a “vender o seu peixe” e conseguir os melhores trabalhos. Continue lendo!
O que é e como montar um portfólio?
A primeira questão importante é entender exatamente do que se trata um portfólio. Basicamente, ele é uma reunião de seus melhores trabalhos, seja durante sua carreira profissional ou até mesmo acadêmica. Muitas pessoas também incluem projetos pessoais e trabalhos ou estudos voluntários nessa lista, se acharem relevante.
Assim, ter um portfólio é uma excelente forma de mostrar, na prática, do que você é capaz, os conhecimentos que você já possui e também quais são os jobs que mais te orgulham. Mas, quando falamos de ciência de dados, como esse processo é feito? E onde divulgar seus projetos?
5 plataformas para criar um modelo de portfólio ideal
Como já mencionamos, programadores e cientistas de dados têm hoje uma grande variedade de sites e plataformas para exibir seus projetos e montar um bom portfólio. Entre elas, estão Git Hub (umas das mais conhecidas e utilizadas na área), Kaggle, Stack Overflow, Medium e até mesmo o LinkedIn, que apesar de ser uma rede social, é ótima para relacionamento entre empresas e profissionais.
A seguir, falaremos um pouco sobre cada plataforma, demonstrando como você pode montar seu portfólio de forma simplificada e também atraente para as futuras empresas que chegarão até você. Confira!
1. Git Hub
De forma resumida, o Git Hub pode ser entendido como um repositório de arquivos. Mas, acima de tudo, é uma comunidade, que permite que você hospede seus projetos pessoais e os compartilhe com qualquer pessoa ou empresas. Nesse caso, é possível armazenar arquivos do tipo Excel, Access, SQL, XML e outros, além de dashboards, apresentações com aplicações sobre o projeto, documentos de texto e muito mais.
A vantagem dessa plataforma é permitir que você hospede diferentes projetos de diferentes formatos, e também que compartilhe facilmente links entre pessoas, podendo incluí-los, inclusive, em seu currículo.
Para fazer um portfólio no Git Hub, acesse a página principal e faça sua conta. Em seguida, escolha o nome do seu repositório (pense bem, pois ele ficará na sua URL) e faça o upload dos arquivos que deseja. Também é possível organizá-los na ordem que você achar melhor, criando uma espécie de storytelling para que outras pessoas entendam melhor sobre seus projetos.
2. Kaggle
O Kaggle é uma das plataformas mais populares para competições de Data Science. Além disso, ela é ótima para aprendizado e prática de Data Science, abrangendo níveis variados de conhecimento entre as pessoas da comunidade. Dentro dela, você pode publicar códigos abertos com quem quiser, criar um perfil público, propor discussões e participar de competições na área da Ciência de Dados.
Ao utilizar bastante a plataforma e compartilhar experiências por lá, você também pode colocar o link das suas construções dentro do seu currículo, permitindo que os recrutadores conheçam melhor você e o seu trabalho.
Para fazer seu modelo de portfólio na Kaggle, basta criar uma conta e deixar seu perfil atualizado com uma foto. Em seguida, localize um Dataset, baixe os dados e comece a explorar. Ah: a dica do storytelling também vale aqui. Crie um sentido para a história que deseja contar. ;)
3. Stack Overflow
Outra boa forma de se destacar para as empresas é demonstrar o seu nível de engajamento e contribuição para a comunidade da sua área. No caso da Ciência de Dados, o Stack Overflow é a plataforma ideal para isso, pois funciona como uma área gratuita de perguntas e respostas para programadores, estudantes e interessados em tecnologia e desenvolvimento de sistemas.
Dentro da plataforma, é possível encontrar ou criar scripts, fazer troca de experiências, estudar cases reais e discutir sobre eles com outros usuários, entre outras interações. E, assim como nas outras opções, é possível colocar um link em seu currículo que leve as empresas até as suas contribuições na rede, entendendo mais sobre o seu trabalho.
Para participar, é só criar uma conta e deixar seu perfil atualizado (não esqueça da foto!). Depois disso, comece a auxiliar a resolver problemas apresentados por outras pessoas e alavanque cada vez mais o seu perfil!
4. Medium
O Medium é uma plataforma muito conhecida de publicação de conteúdo, geralmente utilizada por jornalistas, escritores e revistas, mas que vem chamando cada vez mais a atenção de desenvolvedores. Dentro dela, é possível criar um perfil público, que permite que você compile todas as suas publicações.
Então, essa pode ser uma excelente forma de apresentar o seu trabalho de um jeito diferente, não apenas com links e códigos, mas também contando histórias sobre seus trabalhos. Comece criando conteúdos mais simples e, à medida que se sentir confiante, crie conteúdos cada vez mais autorais e envolventes, explicando seus processos e transformando a parte técnica e racional do seu trabalho em uma história que encanta qualquer recrutador. Isso certamente fará toda a diferença, e também mostrará para a empresa que você possui outros tipos de habilidades.
Para saber como montar um portfólio no Medium, basta criar uma conta, deixar seu perfil sempre atualizado (com uma foto também) e começar a produzir e publicar seus conteúdos. Não esqueça de incluir um link do seu perfil na área de informações do seu currículo.
5. LinkedIn
Por fim, mas não menos importante, temos o LinkedIn. Nos últimos anos, essa rede social tem se transformado, passando de um simples repositório de trabalhos a um espaço dinâmico e vivo, em que pessoas e empresas de diferentes áreas compartilham conteúdos, experiências, opiniões e muito mais. Atualmente, são mais de 34 milhões de usuários que participam do LinkedIn apenas no Brasil.
Além disso, é a rede ideal para criar conexões e conhecer empresas, ou mesmo ser encontrado por elas. Hoje em dia, muitos recrutadores fazem do LinkedIn sua primeira opção na hora de encontrar um bom profissional, e muitas vezes o emprego dos sonhos pode acabar chegando até você por uma simples mensagem.
Então, para montar seu modelo de portfólio nessa rede, você pode publicar projetos e trabalhos que já realizou, falando um pouco mais sobre cada um deles. Isso pode ser feito na forma de um artigo ou mesmo de um post, em que você compartilha o link do projeto e fala brevemente sobre ele. Uma outra dica é simplificar o conteúdo, para que ele não fique técnico demais, mas sim atraente para diferentes públicos, inclusive recrutadores. Se você ainda não possui um perfil, crie o seu agora.
E então, o que achou das dicas? Você já conhece ou utiliza alguma dessas plataformas? Lembre-se: além de saber como montar um portfólio em ciência de dados, é importante não apenas criar um perfil em todas as redes apresentadas aqui, mas sim focar em uma delas, desenvolver um perfil relevante e, então, partir para a próxima.
Certamente com isso você ganhará experiência, conhecerá pessoas com as mesmas dúvidas e conhecimentos que você e ainda poderá compartilhar seus projetos não apenas com empresas, mas com o mundo.
A DataTech é uma escola que oferece cursos de ciência de dados e tecnologia, que tem o propósito de fazer você avançar na sua carreira e nos seus projetos pessoais.
Nosso objetivo não é que você só aprenda, mas conquiste algo a partir do aprendizado: um novo emprego, um aumento, um projeto, uma nova empresa. Conheça nossos cursos, melhore seu modelo de portfólio e seu currículo, e conquiste em breve uma das 260.000 vagas sem dono no mercado!
Av. Paulista, 2002
São Paulo - SP
+55 11 94999-8811
contato@datatechclub.com